Bitcoim

1FHc7FLnUQJAi599VvSyGuKeHSzEmEogQx

terça-feira, 3 de maio de 2011

Celebração Universalista do Dia do Wesak no Espaço Maitreya



Dia 17 de maio, 19 horas

Local: Espaço Maitreya
Endereço: Rua Cristóvão Pereira, 257 - Bairro Passo D'Areia - Porto Alegre / RS
Contatos: basso.rejane@espacomaitreya.com.br - www.espacomaitreya.com.br
Informações pelos fones: (51) 3023-4463 / 8447-6011

Celebrante: Paulo Stekel
(músico, escritor, prof. de línguas sagradas e praticante budista
http://stekelmusic.blogspot.com - pstekel@gmail.com)

Contribuição: R$ 15,00 (quinze reais)

Sobre o Wesak

O Wesak ou Vesak é um feriado público anual tradicionalmente observado pelos budistas no sul e sudeste da Ásia (Nepal, Cingapura, Vietnã, Tailândia, Camboja, Malásia, Sri Lanka, Myanmar, Indonésia, Paquistão e Índia). Às vezes, é chamado de "o aniversário de Buda", embora compreenda o nascimento, a iluminação (Nirvana), e a passagem (Parinirvana) do Buda Gautama. Como é uma data definida por um calendário lunar, o Wesak é comemorado em datas diferentes a cada ano, mas sempre no 1º dia da lua cheia do signo de Touro, que em 2011 cairá em 17 de maio.

A celebração do Vesak também significa fazer um esforço especial para trazer felicidade às pessoas em todas as circunstâncias. As comemorações começam antes do amanhecer, quando os devotos budistas cantam mantras em honra à Jóia Tripla ou seja, o Buda, o Dharma (ensinamentos) e o Sangha (os discípulos). A celebração é feita com orações, cânticos, ofertas e esmolas. Oferendas simples são também trazidas para o templo ou local de prática, como flores, velas e incensos. Muitos budistas devotos usam simples vestidos brancos neste dia.

O Festival de Wesak é a festa mais importante para os budistas, reconhecido como uma celebração em homenagem ao Buda, e mais recentemente divulgada pelos espiritualistas universalistas como sendo envolvida com Shamballa (centro energético da Grande Fraternidade Branca), ou seja, "o Cristo", sentido e esperança de Unificação da mensagem de Buda e Cristo. É, na realidade um evento Celestial na Terra.

Este é um momento intenso e significativo de energia, oferecendo-nos a oportunidade de mudança, libertação, amor, profunda paz e sintonia com o Plano Divino através da Hierarquia dos Mestres.

A Celebração do Dia do Wesak no Espaço Maitreya será coordenada por Paulo Stekel. Após uma pequena preleção sobre a vida do Buda, serão entoados mantras budistas, a Grande Invocação e cânticos em várias línguas sagradas do Budismo.

Importante: Além da celebração ritualística, haverá um compartilhamento de alimentos e bebidas em prol de todos os seres. Para isso, os participantes podem trazer os seguintes itens para compartilhar e, ao final, levar o que restar para distribuir a familiares, doentes, necessitados e amigos: alimentos de qualquer natureza (salgados, doces, frutas, pães, bolos, etc.), bebidas em geral (sucos, refrigerantes, café, chá, etc.), incensos, velas. Como é costume o banho ritual de imagens budistas no Dia do Wesak, os participantes poderão trazer seus objetos religiosos para passarem pela água sagrada (imagens budistas ou não, braceletes, jóias, anéis, cristais, etc.).

Celebrando com música budista canalizada por Stekel


Durante a celebração, Stekel, que é músico dos estilos new age/ambiente/eletrônico, realizará uma demonstração de seu trabalho com música canalizada entoando antigos mantras do Budismo em Páli (a mais antiga língua na qual aparecem os textos com as palavras do Buda). Os mantras cantados são os utilizados na Escola Theravada do Budismo, mas as melodias serão todas canalizadas ao vivo para os presentes. Uma rara oportunidade de captar energias búdicas de bênção e proteção através de sons cósmicos...

Celebração com oferecimento de Kheer (comida budista indiana oferecida no Dia do Wesak)


Além dos alimentos compartilhados em conjunto e que serão trazidos pelos participantes, durante a celebração será oferecido um Kheer. O Kheer, um mingau de arroz doce, é normalmente servido para relembrar a história de Sujata, uma donzela que, na vida de Gautama Buda, ofereceu-lhe uma tigela de mingau de leite depois que ele havia abandonado o caminho do ascetismo após seis anos de austeridade extrema. Este evento foi um elo importante na sua iluminação. Na Índia, o Kheer oferecido no Wesak tem importância espiritual tão grande quanto o matsah (pão ázimo) na Páscoa judaica e é compartilhado com todos os presentes.

É importante que todos os interessados façam sua inscrição previamente, pois as VAGAS SÃO LIMITADAS!

Nenhum comentário: