Bitcoim

1FHc7FLnUQJAi599VvSyGuKeHSzEmEogQx

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O Buraco negro da via lactea

Buraco Negro no centro da Via-Láctea teve sua presença comprovada

Imagem redimensionada para : 55 %do seu tamanho original [ 900 x 900 ]
Imagem
A parte central da nossa galáxia, Via Láctea, observada através em nas faixas do espectro próximas do infravermelho via instrumento NACO do telescópio VLT

www.youtube.com Vídeo de : www.youtube.com


Usando os telescópios do ESO (European Southern Observatory) no deserto de Atacama, monte Paranal, no Chile, e câmeras sofisticadas de captura nas faixas de onda do vermelho e infravermelho os astrônomos mediram pacientemente as posições desse conjunto de estrelas através do tempo, seguindo uma delas, chamada S2, através de uma órbita completa que leva essa estrela a se aproximar até 1 ‘dia-luz’ (aproximadamente 173 UA) do centro da Via-Láctea. Os seus resultados convincentes mostraram que S2 está se movendo sob a poderosa influência gravitacional de um objeto compacto, invisível: um buraco-negro ultra-massivo com 4 milhões de vezes a massa do Sol.

É impressionante o zoom e o detalhe que eles conseguiram da aproximação do centro da via-lactea.

www.youtube.com Vídeo de : www.youtube.com


Essa habilidade de rastrear estrelas tão próximas ao centro galáctico mediu com precisão a massa do buraco-negro bem como avaliou a distância do Sol ao centro galáctico – 27.000 anos-luz. Essa imagem no topo da página mostra as entranhas do centro da galáxia fotografada nas freqüências do infravermelho. A foto exibe o agrupamento denso de estrelas dentro do raio de 3 anos luz de seu centro, onde se localiza o invisível e ultra-massivo buraco-negro central da Via-Láctea.

Animações espetaculares e fotos dessas estrelas orbitando a apenas alguns ‘dias-luz‘ do centro galáctico poderão ser encontradas aqui.

Imagem

Para conhecer mais sobre o centro da Via Láctea assista o episódio correspondente da série O Universo do History Channel.

www.youtube.com Vídeo de : www.youtube.com


Imagem
Sagittarius A - visão do centro da Via-Láctea (uma das 10 fotos mais vistas em 2008 na National Geographic) - crédito: NASA, /CXC, MIT, F.K.Baganoff et al

Fonte: EternosAprendizes

Nenhum comentário: