Bitcoim

1FHc7FLnUQJAi599VvSyGuKeHSzEmEogQx

sábado, 19 de março de 2011

A Voz de Sri Chaitanyadeva Por Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj

A Voz de Sri Chaitanyadeva

Por Srila Bhakti Sundar Govinda
Dev-Goswami Maharaj


Imagem

abyera hridaya-mana,
mora mana-brindavana
"mane" "bane" eka akri' jani
tanha tomara pada-dvaya,
karaha yadi udaya,
tabe tomara purna kripa mani


O ambiente ilusório está sempre atacando e perturbando as almas-jiva de tantas maneiras. Mas Prabhupada Srila Bhakti Siddhanta Saraswati iniciou o processo de limpeza, como o Gundicha Marjana, a limpeza do Templo do Senhor. Esse foi seu primeiro trabalho neste mundo.

O coração deve se tornar como Vrindavana. Não funciona manter uma selva no coração. Muitos elementos perturbadores encontram-se na selva, mas nada disso existe em Vrindavana. Tudo em Vrindavana é perfeitamente puro. Assim, devemos adorar puramente ao Senhor Supremo. Misturar-se com Maya para nosso prazer dos sentidos e convidar a Deus em nosso coração é hipocrisia grosseira. Com grande força, Srila Bhaktivinod Thakur e Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Thakur fizeram tudo em seu poder para esmagar tal hipocrisia.

Seu primeiro trabalho foi de pregar o Nome. Em Bengala, tantos cantavam o Nome, mas em festas para fumar haxixe. Alguns ficavam cantando horas sem parar. Não havia escassez de tal tipo de Harinama em Bengala, mas a qualificação de uma pureza verdadeira estava ausente. Devido a isso, a Sampradaya de Mahaprabhu, ou Sua sucessão religiosa, estava completamente adulterada.

As pessoas pronunciavam o nome "Vaishnava" com aversão e desprezo. Os grupos conhecidos como Neda, Darabesa, Sani, Aul, Baul, Karttabhaja etc. criaram tamanha miscelânea dos confidenciais e elevados ensinamentos da perfeição divina dados por Mahaprabhu que Mahaprabhu não era mais respeitado pelas pessoas. Se alguém dissesse: "Tem um Vaishnava à porta", o chefe da família diria, "Oh, dêem-lhe um pouco de arroz e mandem-no embora." Essa era a concepção que as pessoas comuns tinham dos Vaishnavas.

Vida divina da alma

Mas o verdadeiro Vaishnava-dharma é o jaiva-dharma, a natureza da alma, a vida divina da alma. Bhaktivinod Thakur escreveu seu livro Jaiva-dharma para levar a genuína religião Vaishnava ao mundo.

jivera 'svarupa" haya—krsnera 'nitya-dasa'
krsnera 'tatastha shakti', 'bhedabheda prakasa'
(Ch.ch. Madhya 20.108)


Sri Chaitanya Mahaprabhu ensinou que, "A verdadeira identidade da alma é de ser uma serva eterna de Krishna. Ela é a Potência marginal de Krishna, presente simultaneamente diferenciada e não diferenciada de Krishna."

E era esse tipo de conhecimento transcendental que Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami trouxe. Isso já estava presente ainda que oculto nas escrituras e livros sagrados, e ele o revelou. A contribuição exclusiva de Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami foi o daiva-varnasrama-dharma, ou a sociedade sócio-religiosa divina, conforme a interpretação apropriada das escrituras: daiva-varnashrama-dharma, hari-bhakti yara marmma, sastra yukti karila nischaya. A assim-chamada "religião" que se vê no mundo material é demoníaca ou assura-varnasrama, mas o daiva-varnashrama-dharma sempre se esforça por adorar ao Senhor. Existem muitos deveres devocionais, mas sua meta é exclusivamente a satisfação do Senhor.

Sravanam kirttanam visnoh smaranam pada-sevanam, ou ouvir, cantar, lembrar, servir, etc… são todos deveres com nenhum outro objetivo do que adorar ao Senhor. A execução dessas funções é conhecida, em seu estágio preliminar, como Daiva-varnasrama. É falsa a avaliação corporal de considerar que o filho de um brahmane é um brahmane, ou que o filho de um sudra é um sudra, etc..

chatur varnyam maya sristam
guna-karma-vibhagasah
(Bhagavad-gita, 4.13)


"As quatro divisões sociais são criadas por Mim e se dividem conforme as qualidades e as atividades de uma pessoa."

Prabhupada Bhakti Siddhanta Saraswati Thakur nos mostrou que a genuína organização sócio-religiosa do varnashrama-dharma deve adorar ao Senhor e acima do varnashrama-dharma encontra-se o Vaishnavismo ou jaiva-dharma, a vida divina religiosa para a alma. Essa é a linha pela qual Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami estabeleceu o verdadeiro Vaishnavismo no mundo. Um Vaishnava nunca é inferior a um brahmane. Um Vaishnava é sempre superior a um brahmane. Essa é sua posição real. A posição de um Vaishnava nunca é meramente "próxima" à de um brahmane. O Vaishnava vive no outro mundo –o mundo transcendental do serviço, seva-maya-bhumika, ou nirguna-bhumika, o plano transcendental. E varna-shrama-dharma se encontra dentro do saguna-bhumika, o plano das qualidades mundanas. Mas o esforço de se elevar acima do plano de Maya fica dentro do âmbito de varnashrama-dharma.

varnasramacharavata, purusena parah pumam
visnur aradhyate pantha, nanyat tat-tosa-karanam
(Vishnu-purana, 3.8.9)


"O todo-poderoso Vishnu é adorado pela pessoa cujas práticas estão em conformidade com os deveres sociais e religiosos (varna-dharma, ashrama-dharma). Neste mundo, não existe outro modo de agradá-lO."

Tal ensinamento orienta o mundo rumo à adoração ao Senhor Krishna. Mas os Vaishnavas vivem no mundo transcendental. Por exemplo, se você aceita prasada, você não está comendo mero arroz, vegetais, água etc. Você está aceitando o que foi oferecido a Krishna. Você não pode ser responsabilizado por qualquer pecado. O devoto oferece tudo ao prazer de Krishna.

tvayopabhukta-srag-gandha-vaso 'lankara-charchchitah
ichchista-bhojino dasas tava mayam jayema hi
(Srimad-Bhagavatam, 11.6.46)


"Enfeitado com as guirlandas, perfumes e tecidos desfrutados por Você, e compartilhando de Seus remanentes, ó Senhor, nós, Seus servos, podemos conquistar Sua Maya."

Revelando a gema eterna

Dessa maneira, o elemento eterno e extático (sac-chid-anandamaya) que está presente internamente de novo se manifesta plenamente. Do mesmo modo, Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami mais uma vez revelou ao mundo aquilo que é eterno e sempre novo. Antes de seu aparecimento, as pessoas poderiam estar cantando o Nome de Deus, mas como eles O cantavam? Em sua época, ele inaugurou o genuíno cantar de Harinama.

prithivite yata katha dharma-name chale
bhagavata kahe saba paripurna chale


Guerra totalitária contra Maya. Tudo aquilo que passa neste mundo em nome de religião é falso. Você é uma alma-jiva. Krishna é como o grande sol, e você é como um raio desse sol. O raio de sol deve estar sempre apegado (conectado) ao grande sol. Essa é a sua natureza. Krishna é como um grande imã exaltado, e você é como ferro. Portanto, Ele é chamado de Krishna –"Krs" significa atrair e "na" significa dar júbilo. Ele nos atrai e nos concede êxtase (karsan venu-svanair gopir gopinatha-sriye 'stu nah).

Esse é o presente de Prabhupada Bhakti Siddhanta Saraswati Thakur. Muitos Acharyas como Shankaracharya, Buddha, Ramanuja, Nimbasitya, Madhvacharya vieram e distribuíram a misericórdia do Senhor, mas a posição suprema foi dada por Chaitanya Mahaprabhu. O ambiente ilusório suprimiu isso, e Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami veio, limpou e revelou essa gema divina. Ele esclareceu ao mundo a real posição do Vaishnava-dharma. Agora, ninguém mais pode acusar o Vaishnava-dharma de ser uma religião ou concepção de classe inferior; somente pode ser admitida como sendo a maior entre as maiores.

Ele estabeleceu, especialmente em Bengala, a ordem de vida renunciada, o tridanda-sannyasa. Anteriormente, o costume era o eka-danda-sannyasa dos Mayavadis (monges impersonalistas). Ele estabeleceu muitas coisas sob um novo foco, na linha pura. O processo de cantar, o processo de pregar –ele renovou tudo e estabeleceu a linha apropriada, conforme a cultura védica, para nos levar a nosso destino supramental.

Certa vez, junto com Srila Guru Maharaj, visitamos seu irmão espiritual Sauren Babu. Um grande pandita que se opunha muito a Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami também compareceu ao encontro. Guru Maharaj deu sua palestra, e depois disso, a convite de Sauren Babu, aquele pandita deu uma palestra. Ele admitiu, "Podemos agora compreender que estávamos errados, e que Srila Bhakti Siddhanta Prabhupada estava certo. Em minha juventude, eu me opus pesadamente à sua pregação, mas esse foi o meu grande erro. Eu posso afirmar agora que ele estava suportando a genuína moralidade, e que todos nós que nos opusemos a ele estávamos errados. Os Gosañi, Panditas, Sahajiyas –todos estavam errados." Naquela época, o assim-chamado Vaishnavismo era considerado de "baixa classe". Mas, depois de Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Prabhupada, elevou-se novamente muito alto à sua posição gloriosa.

Pujala raga-patha gaurava-bhange

Você verá duas linhas de uma canção especial na frente de nosso Nat-mandir : matala harijana kirttana-range, pujala raga-patha gaurava-bhange. Este verso é a personificação de Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami. Qual é a adoração que ele nos mostrou? E como é executada? Ambas são mostradas aqui. Antes, se um Vaishnava batia na porta, todos pensavam que ele estava nu a não ser por um kaupina; ou pelo menos que seu tecido devia estar sujo. E ele usava contas e tílaka. Matha neda kopani pada, nake tilak galay mala. Foi assim que Bhaktivinod Thakur descreveu o pseudo-Vaishnava. Eho ta' ek kalira chela: como um servo de Kali, um demônio. Toda essa anomalia foi esmagada por Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami. Ele estabeleceu grandes Maths (Mosteiros) e Mandirs (Templos). Ele ocupou todos os frutos da tecnologia e do materialismo –automóveis, máquinas impressoras e tantas coisas– para difundir a consciência de Krishna por todo o mundo.

Um começo humilde

Sua pregação começou em Ulta Dingi Junction Road, em Calcutá. Havia um prédio de dois andares, com somente um quarto no andar superior. No andar inferior haviam quatro quartos onde viviam quatro famílias Vaishnavas, todos seus discípulos, e com as doações deles, eles o mantinham num único quarto no andar superior. Eu vi esse quarto pessoalmente. Sua pregação começou dali. Mais tarde, ele alugou outra casa para pregação. Apesar desse começo humilde, o mundo agora pode ver o resultado da pregação de Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami.

Vrindavana Das Thakur descreve que Mahaprabhu disse:

prithivite ache yata nagaradi grama
sarvvatra prachara haibe mora nama
(Chaitanya Bhagavata)


"Meu Nome será pregado em tantas cidades e vilarejos quantos existam no mundo."

Como foi predito por Sri Chaitanya Mahaprabhu, podemos ver agora devotos cantando e dançando por todo o mundo em nome de Nitai-Gauranga. O mahamantra Hare Krishna espalhou-se por todo o mundo. Sem dúvida, este conhecimento é transcendental, mas é necessário seguir de modo apropriado na linha de Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Thakur. Caso contrário, depois de alguns poucos anos, cinquenta ou cem anos, tudo cairá no poço do sahajiyaismo (imitacionismo). Precisamos ser sempre cuidadosos de seguirmos os princípios dados por Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami Thakur Prabhupada.

Também vimos que nosso Guru Maharaj jamais podia aceitar nada que não fosse o puro Vaishnavismo. Em nome do assim-chamado Vaishnavismo, ocorreram muitos comprometimentos, mas Guru Maharaj jamais permitia tais misturas. Suas conversas eram sempre completamente diretas, na linha da devoção pura e sem misturas que estava sendo distribuída no mundo por Sri Chaitanya Mahaprabhu. Assim, fica claro que Guru Maharaj distribuiu a pura devoção por todo o mundo.

Todos vimos que quando Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada viajava por todo o mundo em pregação, ele regularmente retornava à Índia e se encontrava com Guru Maharaj. Guru Maharaj era seu amigo muito íntimo, e ele também aceitou Guru Maharaj como seu siksa-guru. Ele vinha ver como Guru Maharaj estava passando e lhe apresentava um relatório do progresso de seu trabalho de pregação. Swami Maharaj disse a Guru Maharaj: "Estou trazendo matéria prima bruta do Ocidente —você por favor purifique e use estes materiais para o serviço de Mahaprabhu e do Senhor Krishna."

Para a pregação em geral, Swami Maharaj distribuía o Mahamantra Hare Krishna por todo o mundo. Essa é a pregação geral. Mas isso não significa que ele não sabia o que era uma boa pregação; ele sabia muito bem. Mas ele tinha que se segurar, como Mahaprabhu fez. Quando muitas pessoas vieram ver a dança de Mahaprabhu em Sua intoxicação de amor divino, Ele entrava em bahya-dasa, ou seja, ele se controlava.

Então vemos que Swami Maharaj trouxe muitas almas afortunadas de muitos países para a consciência de Krishna. Ele pensou que um grupo especial necessariamente exigiria educação espiritual superior. Ele mencionou isso a Guru Maharaj. "Eu estou trazendo matéria prima bruta, assim você por favor retifique-os e use-os para o serviço de Mahaprabhu."

Guru dos Gurus

Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami veio a este mundo e distribuiu o verdadeiro Vaishnavismo. E, por sua graça, temos nosso Guru Maharaj. Ele é o Guru tanto de Srila Swami Maharaj como de Srila Guru Maharaj. Nós nunca conseguimos chegar ao final de cantar as glórias de almas tão exaltadas. Como podemos plenamente glorificar o carater dos Vaishnavas supremos? É impossível fazer-lhes justiça. Nós tentamos, mas o tempo nos impede.

De qualquer modo, este dia de hoje do Sri Krishna- panchami é muito auspicioso. Apenas podemos orar aos pés de lótus de Srila Prabhupada Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami Thakur que ele esteja satisfeito conosco —e sem dúvidas, ele está sempre satisfeito conosco, caso contrário como poderíamos ter um lugar em sua sampradaya? Especialmente na linha de seu mais querido Srila Sridhar Maharaj.

Viemos para estar sob a orientação de Srila Guru Maharaj, então não temos dúvida de que somos muito, mas muito afortunados. Mas esse não é o final de nosso trabalho. Devemos prosseguir rumo a nosso destino. As bênçãos de Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami Thakur e dos Vaishnavas são sempre necessárias. A bem-querência de todos é necessária para nossa vida espiritual de praticantes.

Sriman Mahaprabhu disse:

trinad api sunichena taror iva sahisnuna
amadena manadena kirtaniyah sada harih


Mahaprabhu muito bondosamente nos deu três regras: "Trinad api sunichena: não perturbe aos outros –considere-se inferior a uma folha de grama; taror iva sahisnuna: igual a uma árvore, tolere tudo neste mundo mundano; amanina manadena: a vida de Serviço é a propriedade eterna da alma-jiva exaltada, ou da alma liberada e essa é também a propriedade de todos –assim, você deve respeitar a todos, sem esperar respeito em troca. Seguindo esses princípios, cante sempre as glórias do Supremo Senhor Hari." Recebemos essas instruções pela graça de Sriman Mahaprabhu Chaitanyadeva e de Prabhupada Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami Thakur

Nossa necessidade do mestre divino

O objetivo de tal ensinamento tem a sua conotação sutil que deve estar na linha apropriada. Não podemos seguir a linha de pensamento apropriada sem tomarmos abrigo aos pés de lótus de um Guru genuíno. Tais são os ensinamentos de Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami.

Anteriormente, muitos tipos de sastras, muitos tipos de Vaishnavas e de religiões eram vistas no mundo, mas só depois do aparecimento de Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami ficou abertamente esclarecido que a única necessidade é por uma vida de Serviço a Krishna sob a orientação de um Guru e Vaishnava genuínos.

Que Srila Prabhupada Bhakti Siddhanta Saraswati Thakur seja gracioso conosco. Srila Guru Maharaj escreveu muitos versos em sânscrito a respeito dele. Eles são tão exaltados que se entrarmos no significado de apenas um deles, as horas podem passar sem serem notadas. Depois da partida de Srila Prabhupada, Srila Guru Maharaj escreveu este sloka (verso) a respeito dele:

nikhila-bhuvana-maya-chinna-vichinna-kartri
vibidha-bahula-mrigya-multi-mohanta-datri
sithilita-vidhi-ragaradhya-radhesa-dhani
vilasatu hridi nityam bhakti-siddhanta-vani


O próprio Guru Maharaj disse que, se Srila Prabhupada estivesse presente para ouvir este sloka, teria dito que suapersonalidade inteira havia sido comprimida em apenas quatro linhas. Revelando sua própria identidade, Guru Maharaj escreveu:

vrisabhanu-suta-dayitanucharam
charanasrita-renu-dharas-tam aham
mahad adbhuta-pavana-shakti-padam
pranamami sada prabhupada-padam


"Eu eternamente me prostro aos pés de lótus de Srila Prabhupada, quem é o auxiliar mais querido de Vrisabhanu-nandini. Ao tomar a poeira de seus pés de lótus (charanasrita-renu-dharah) eu agora me converti em Sridhar Maharaj. A poeira de seus pés de lótus é tão gloriosa —purifica tudo de um modo estarrecedor e milagroso: mahad adbhuta-pavana-shakti-padam –gloriosos e maravilhosamente purificantes pés de lótus."


http://portugues.scsmath.org/voz.htm
Imagem

Nenhum comentário: